Nova atividade da disciplina Geografia Agrária já está disponível: Fórum Geografia Agrária 3

22/01/2013 19:25

Por: Ricardo Santos de Almeida.

 

Caros colegas,

A nova atividade de interação através de fórum já está disponível através do link: https://www.nuagrario.com/forumgeografiaagraria/

 

O objetivo desta nova atividade visa a discussão sobre o modo capitalista de produção e as relações não-capitalistas de produção que estão sendo discutidas nessa semana em sala de aula.

 

A participação e interação no fórum é de suma importância e conta bônus de atividade para as notas. Se conhecer alguém que não recebeu este e-mail, por favor, solicite que entre em contato presencialmente ou virtualmente.

 

As considerações sobre os comentários dos fóruns Geografia Agrária 1 e Geografia Agrária 2 estão disponíveis no portal para visualização.

 

Sobre o Fórum Geografia Agrária 3

 

A atividade requer a leitura de material disponível virtualmente em formato .pdf bem como a análise de quadrinho e das palavra-chave solicitadas como pesquisa para debate em sala de aula no decorrer da semana diretamente relacionadas ao modo de produção capitalista e as relações não-capitalistas, ou seja, todos os elementos contidos nos materiais disponíveis fazem parte de um contexto que direciona reflexão sobre o modo de produção vigente e é através deste meio de interação que a reflexão sobre os elementos discutidos em sala de aula promove um ensino-aprendizagem mais eficaz.

 

Sendo assim,

A autora Beatriz Regina Zago de Azevedo em seu estudo frisa como se dá o processo de acumulação capitalista a partir das relações não-capitalistas. Considerando sua análise identifique os principais pressupostos teóricos utilizados pela mesma a fim de afirmar as intencionalidades e ideologias capitalistas explicitas ao longo do quarto capítulo e da conclusão da tese de doutorado entitulada “A produção não-capitalista: uma discussão teórica”. Para tal, correlacione os elementos estruturantes do modo de produção capitalista debatidos em sala de aula dentre os quais se destacam as relações envolvendo o Estado, o capital e o trabalho, a alienação, o fetichismo da mercadoria, a diferenciação entre capital e dinheiro, mais-valia e suas variantes (mais-valia relativa e mais-valia absoluta). Além do capítulo da tese (contida no link) complemente a análise interpretando também o quadrinho (contido na página do fórum Geografia Agrária).



Atenciosamente,
Ricardo Santos de Almeida.
Monitor da disciplina Geografia Agrária.
Núcleo de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais (NUAGRÁRIO).
Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA).
Universidade Federal de Alagoas (UFAL).


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!