Defesa da monografia *Repensando o Ensino da Geografia: Diversidade e Cotidiano* reafirma sucesso da disciplina Projetos Integradores ministrada pela Prof.a. Dr.a. Cirlene Jeane Santos e Santos

22/04/2013 20:53

Por: Ricardo Santos de Almeida.

 

Na segunda-feira, dia 22 de abril de 2013, no Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA) foi defendida a monografia intitulada "Repensando o Ensino da Geografia: Diversidade e Cotidiano". Sob orientação da Prof.a. Dr.a. Cirlene Jeane Santos e Santos, as orientandas, aprovadas com louvor, Ariane de Almeida Pontes e Jeynne Jennifer Gomes da Silva destacaram ao longo de toda a pesquisa a importância da interação entre educador e aluno no processo educacional e neste devendo considerar os a diversidade dos sujeitos e seus cotidianos. Os membros convidados para a banca de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foram a Prof.a. Msc. Edna Telma Fonseca e Silva Vilar e o Prof. Esp. Sinval Autran Mendes Guimarães Júnior.

Ariane de Almeida Pontes e Jeynne Jennifer Gomes da Silva

Ariane de Almeida Pontes e Jeynne Jennifer Gomes da Silva no momento das considerações dos membros da banca de TCC.

 

A pesquisa desenvolvida inicialmente na disciplina Projetos Integradores VI ministrada em 2009 pela Prof.a. Dr.a. Cirlene Jeane Santos e Santos nas turmas de Geografia Licenciatura ganhou corpo e tornou-se Projeto de Extensão intitulado "O ensino de Geografia e a diversidade dos sujeitos". Da mesma pesquisa surgiu outra monografia intitulada "O ensino de Geografia nas escolas públicas estaduais de Maceió-AL" defendida também em 2013 pelo licenciado em Geografia Cristiano da Silva Rocha.

Jeynne Jennifer Gomes da Silva e Ariane de Almeida Pontes no momento da apresentação de TCC.

 

A monografia objetiva mostrar respostas encontradas para a seguinte investigação: “Até que ponto o ensino de geografia vem abordando as diversidades dos sujeitos e o seu cotidiano nas escolas estaduais de Maceió?”. Existindo outras questões secundárias: Como os alunos de escolas estaduais das 8 regiões administrativas de Maceió utilizam a disciplina de Geografia para fazer uma leitura do espaço em que vivem? De que forma o respeito às diversidades dos sujeitos podem ser trabalhados nas aulas de Geografia de 6º ao 9º ano a partir de recursos midiáticos como reportagens e propagandas?

 

Prof.a. Dr.a. Cirlene Jeane Santos e Santos, presidente da banca de TCC e orientadora da monografia.

 

O trabalho foi apresentado e dividido em três capítulos, o primeiro, "Ensinar e aprender considerando as diversidades dos sujeitos"; o segundo, "Ensinar e aprender considerando o cotidiano"; e o terceiro, "O trabalho com a diversidade dos sujeitos nas aulas de Geografia a partir de recursos midiáticos". Seguindo este enredo visa auxiliar todos os que formam as instituições de ensino na resolução dos desafios de uma educação geográfica que considere a diversidade do sujeito e seu cotidiano.

Prof. Msc. Edna Telma Fonseca e Silva Vilar e Prof. Esp. Sinval Autran Mendes Guimarães Júnior (membros da banca de TCC) no momento das considerações e colaborações feitas pela banca de TCC.

 

Segundo as agora licenciadas em Geografia afirmam que "Algumas das indagações principais foram feitas a respeito da caracterização dos entrevistados, o conceito destes sobre a disciplina de Geografia, a metodologia das aulas de Geografia, a Geografia e o cotidiano dos alunos e o que o aluno entende por diversidade, seu comportamento e impressões pessoais."

Para as licenciadas em Geografia "A pesquisa teve inicio através de leituras bibliográficas, e a partir delas em um segundo momento foi construído o questionário adaptado ao objetivo da referida pesquisa, inicialmente o questionário foi aplicado para teste em 8 escolas da cidade de Maceió/AL, na perspectiva de correção dos eventuais erros, após uma análise crítica se pode reelaborar algumas questões, deixando o instrumento mais claro e condizente com os objetivos da pesquisa." O questionário completo aplicado nas escolas encontra-se em anexo no trabalho que em breve estará disponível para visualização e download no portal do NUAGRÁRIO.


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