Agronegócio sucroalcooleiro e seu amargo sabor

Analisar a cultura canavieira como uma expressão da territorialização do capital no campo alagoano, considerando que a mesma interfere não apenas nas relações de poder, mas esta intrinsecamente vinculada ao desenvolvimento social, político, econômico e cultural dessa sociedade, na qual se destaca a hegemonia dos grandes proprietários de terra, que direta ou indiretamente, são agentes concentradores de capital e de poder no estado seja no campo e/ou na cidade. Tem-se como pressuposto que a dependência e a hegemonia da econômica canavieira em Alagoas constituem-se em um entrave ao desenvolvimento socioeconômico e execução de políticas públicas, que viabilizem a reestruturação socioeconômica e fundiária do estado.

 

Lista de produções acadêmicas disponíveis abaixo (clique sobre a referência para acessar os artigos):

 

Trabalhos Completos:

 

ALMEIDA, Ricardo Santos; SANTOS, Cirlene Jeane Santos. O Impedimento ao real desenvolvimento: A tessitura territorial promovida pela ação de políticas públicas agrárias subservientes a agroindústria em Alagoas. In: 5º Encontro da Rede de Estudos Rurais - Desenvolvimento, Ruralidades e Ambientalização: paradigmas e atores em conflito, 2012, Belém. 5º Encontro da Rede de Estudos Rurais - Desenvolvimento, Ruralidades e Ambientalização: paradigmas e atores em conflito. Belém: Rede de Estudos Rurais, 2012. p. 01-12.

 

ALMEIDA, Ricardo Santos; SANTOS, Cirlene Jeane Santos. A Agroindústria Canavieira Alagoana: A Territorialização do Capital no Campo e suas Implicações Socioespaciais. In: XI Jornada do Trabalho 2010. Trabalho e as Escalas da Práxis Emancipatórias: Autonomia da Classe frente à Territorialização do Capital, 2010, João Pessoa/PB. XI Jornada do Trabalho 2010. Trabalho e as Escalas da Práxis Emancipatórias: Autonomia da Classe frente à Territorialização do Capital. Presidente Prudente: Centelha, 2010. v. 1.

 

ALMEIDA, Ricardo Santos; SANTOS, Cirlene Jeane Santos. O Processo de Territorialização da Agroindústria Canavieira em Alagoas e seu Amargo Sabor. In: I Simpósio Regional de Desenvolvimento Rural: Os Desafios dos Territórios da Cidadania e da Pluriatividade, 2010, São Cristóvão. I Simpósio Regional de Desenvolvimento Rural: Os Desafios dos Territórios da Cidadania e da Pluriatividade. São Cristóvão: UFS, 2010.

 

ALMEIDA, Ricardo Santos; SANTOS, Cirlene Jeane Santos. A Inserção da Agricultura da Cana-de-Açúcar em Alagoas e seu Amargo Sabor. In: XVI Encontro Nacional de Geógrafos - Crise, Práxis e Autonomia: Espaços de Resistência e de Esperanças, 2010, Porto Alegre RS. XIV Encontro Nacional de Geógrafos. Porto Alegre/RS: Alexandrina Luz Conceição; Cristiano Silva da Rocha Diógenes; Evelin Cunha Biondo, 2010. 14 p.

 

Resumos:

ALMEIDA, Ricardo Santos; SANTOS, Cirlene Jeane Santos. O Impedimento ao real desenvolvimento: A tessitura territorial promovida pela ação de políticas públicas agrárias subservientes a agroindústria em Alagoas (Resumo). In: 5º Encontro da Rede de Estudos Rurais - Desenvolvimento, Ruralidades e Ambientalização: paradigmas e atores em conflito, 2012, Belém. Caderno de Resumos do 5º Encontro da Rede de Estudos Rurais. Belém: Rede de Estudos Rurais, 2012. p. 66.

 

ALMEIDA, Ricardo Santos; SANTOS, Cirlene Jeane Santos. O Estado e a Agroindústria Canavieira alagoanas: Novas relações no campo entre as décadas de 1980 e 2010. In: VIII Congresso Acadêmico da Universidade Federal de Alagoas, 2011, Maceió/AL. VIII Congresso Acadêmico da Universidade Federal de Alagoas. Maceió/AL: EDUFAL, 2011.

 

ALMEIDA, Ricardo Santos; SANTOS, Cirlene Jeane Santos. A Agroindústria Canavieira Alagoana: A Territorialização do Capital no Campo e suas Implicações Socioespaciais. In: VII Congresso Acadêmico da Universidade Federal de Alagoas, 2010, Maceió/AL. Congresso Acadêmico 2010 Excelência Acadêmica com Inclusão Social. Maceió: EDUFAL, 2010.

 

  ALMEIDA, Ricardo Santos; SANTOS, Cirlene Jeane Santos. Resumo: O Processo de Territorialização da Agroindústria Canavieira em Alagoas e seu Amargo Sabor. In: I Simpósio Regional de Desenvolvimento Rural: Os Desafios dos Territórios da Cidadania e da Pluriatividade, 2010, São Cristóvão, SE. I Simpósio Regional de Desenvolvimento Rural: Os Desafios dos Territórios da Cidadania e da Pluriatividade. São Cristóvão: UFS, 2010.  


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!